domingo, 25 de setembro de 2011

Jogo de rebater com taco (Hóquei na grama)



Para os professores que pretendem tematizar jogos de rebater com tacos, segue sugestão muito interessante. Hóquei sobre a grama um dos esportes mais antigos de taco e bola, praticado aproximadamente 2000 a. C, mas há indícios que sua origem é mais remota.

Uma partida de hóquei sobre a grama consiste de dois tempos de 35 minutos cada, durante os quais dois times com onze jogadores tentam marcar o maior número de gols possível. Os gols são marcados quando a bola atravessa totalmente a linha do gol adversário depois de ser tocada pelo taco de um atacante dentro da área de chute (um semicírculo marcado a 15 metros do gol).

O jogo é de fácil adaptação, os tacos ou sticks podem ser confeccionados pelos alunos, a bola pode ser substituída por bola de tenis. Qualquer área plana pode ser transformada em campo de hóquei na grama. Observação: o número de jogadores pode ser de acordo com o tamanho do espaço, o tempo fica a critério dos participantes.

Sugestão: o hóquei sobre a grama, deve surgir nas aulas como uma possibilidade de ampliar o conhecimento dos alunos ou seja, as aulas devem partir do que eles sabem sobre esportes de rebater  com tacos (exemplo: jogo de taco, baseball, golf, etc)  e extrapolar para outros esportes. O professor pode apresentar novos jogos e ou sugerir pesquisas. Questões relacionadas a origem, equipamentos e evolução da modalidade podem ser exploradas pelo professor com a intenção de contextualizar a aprendizagem dos alunos.






O Esporte Hóquei na grama









Jogo adaptado " Hóquei na grama













Taco adaptado de Hóquei na grama



Nenhum comentário:

Postar um comentário